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Casabem conquista 220% de aumento no número de seguidores do Instagram 

Em dezembro de 2023, a Vech ampliou seu escopo ao assumir a estratégia orgânica das mídias sociais da Casabem, uma rede de lojas de móveis composta por empresários com vasta experiência no mercado moveleiro. Com mais de 15 anos de história, a Casabem está presente em 11 cidades do Rio Grande do Sul, contando com mais de 20 lojas físicas.

Desafio

As principais dificuldades da Casabem eram a falta de recorrência e diversificação nos conteúdos postados, além da ausência de uma identidade visual concisa no ambiente online. “Sabíamos precisarmos profissionalizar as redes sociais, especialmente o Instagram, para amadurecer a presença da marca no cenário online e também aproxima-lá do público mais jovem.” afirma Bibiana Brum, sócia da Vech.

Solução

Para iniciar o projeto, aplicamos a metodologia Vech de Social Media:

  1. Análise Inicial: Realizamos um extenso estudo do cenário atual da marca no ambiente online, identificando pontos positivos e áreas de melhoria. Este estudo incluiu a análise do mercado moveleiro online e o posicionamento de marcas nacionais que serviam de inspiração/benchmarking para a Casabem.
  2. Identificação de Públicos e Objetivos: Com o estudo inicial concluído, passamos para a identificação dos públicos-alvo e os objetivos da marca. Compreendemos as novas necessidades, desafios e o momento atual da Casabem. Esta etapa foi essencial para atingirmos sucesso com o projeto.
  3. Definição de Voz e Identidade Visual: Construímos uma proposta de voz para a marca. Definimos o direcionamento nas redes sociais, a abordagem dos temas e a identidade visual online a ser adotada. Este processo foi todo aprovado pela Casabem, que tinha receio de trazer mudanças muito ousadas. O objetivo deles era modernizar a marca sem mudanças muito abruptas inicialmente.
  4. Treinamentos e Capacitação: Além de apresentar as estratégias em reuniões presenciais, oferecemos treinamentos sobre boas práticas no Instagram e atualização de perfis. Esses treinamentos foram direcionados ao time de marketing da Casabem e às equipes das mais de 20 lojas da rede, que possuem contas próprias.
  5. Planejamento e Execução: Com tudo desenhado, definimos editorias e planos de conteúdo e cronogramas de postagens. A estratégia foi então aplicada de maneira integrada.

Resultados

Com 6 meses de projeto, o primeiro impacto notável foi a mudança visual da marca. Para reforçar a nova identidade, priorizamos inicialmente a criação de conteúdos para o feed do Instagram. O objetivo do primeiro semestre de parceria, foi trazer uma cara nova para o perfil da rede e diversificar os formatos e editoriais utilizados. “Apostamos em publicações de imagem única, carrossel e reels para abordar diferentes temáticas, fugindo do conteúdo majoritariamente focado em vendas e ofertas e apostando em conteúdos interativos, dicas de decoração, detalhes de produtos, tour pelas lojas e ofertas.” conta Bibiana Brum.

antes

depois

 

Nos primeiros seis meses de estratégia aplicada (dez/23 – maio/24), comparados aos seis meses anteriores (jun/23 – nov/23), observamos:

  • 95% de aumento no alcance orgânico das redes sociais.
  • 165% de aumento no volume de cliques no link do perfil.

Durante o período analisado, mantivemos as campanhas de mídia paga que já vinhamos realizando desde 2022, mesmo assim, a conta do Instagram da Casabem cresceu 18x em volume de interações e apresentou um crescimento de 222% no número de seguidores, totalizando 1.037 novos seguidores.

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