Filipe Gamba é um jornalista experiente e renomado, com uma trajetória sólida e uma paixão contagiante pelo jornalismo esportivo. Após 14 anos de contribuição no Grupo RBS e uma carreira enriquecedora no jornalismo tradicional, Filipe decidiu ousar e abraçar um novo desafio: lançar o “Canal do Gamba” no YouTube.
O lançamento do canal aconteceu em abril de 2023, com a série ‘De Carona com o Gamba’ como carro-chefe, na qual o apresentador convida ex-jogadores de futebol e personalidades da comunicação para um passeio de carro, conduzindo conversas envolventes.
Desafio
O principal desafio era fazer com que o conteúdo do canal ganhasse espaço em um cenário de muita competitividade. O Canal do Gamba foi lançado para o nicho de esportes que é altamente competitivo no YouTube, com inúmeros criadores estabelecidos que já possuíam milhares de seguidores leais.
“Sabíamos que precisávamos ser inteligentes e estratégicos em nossas abordagens para não desperdiçar nosso orçamento limitado e, ao mesmo tempo, criar um impacto significativo.” Vanderlei Dalla Vecchia
Para o início do projeto, Filipe Gamba escolheu a Vech como parceira de promoção e divulgação do canal. Através dos serviços de mídia paga e análise de dados, foi promovida a visibilidade do canal.
Para atingir os resultados esperados, a Vech Marketing Digital desenvolveu uma estratégia de mídia paga bem planejada que foi fundamental para atingir o máximo potencial do canal.
Primeiro, foi realizada uma imersão no cenário encontrado para compreender as peculiaridades do público-alvo. Dados demográficos, interesses, comportamento online foram analisados, criando assim o público certo para as campanhas. Isso permitiu a segmentação dos anúncios de maneira precisa e direcionada para as pessoas que estavam mais propensas a se interessar pelo conteúdo.
Além disso, como padrão da Vech, foi priorizada a otimização continua das campanhas. O desempenho dos anúncios, conteúdos, orçamentos e segmentações foram acompanhados de perto. Isso permitiu maximizar o custo por resultado e garantir que o orçamento de mídia paga fosse utilizado eficazmente.
Também foram explorados diferentes formatos de anúncios, como anúncios TrueView, Bumper e Shorts. Em conjunto com parceiros de conteúdo, foram testados diferentes mensagens e chamadas à ação para descobrir o que funcionava melhor com a audiência do canal.
Por fim, foi acompanhado, durante toda a veiculação, o YouTube Analytics. Com ele, foi possível identificar tendencias e oportunidades de crescimento para que o canal do Gamba se tornasse uma potência.
Com as estratégias de mídia paga no ar, foi possível crescer o número de seguidores diários em aproximadamente 30x o volume orgânico.
Atualmente, com apenas 6 meses de existência, o Canal do Gamba já acumula:
+ 38,4k seguidores
+ 1,2M visualizações
+ 11,7M impressões
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